NOTORIOUS

Em estudos antropológicos, eu decidi olhar mais de perto para os Indios do Brasil. É verdade, que eu estudei isso no passado então sempre foi assunto mas eu acredito que é uma boa hora de comentar, mesmo porque esse ano eu vi eles por ai, um se tornando médico devido a uma proximidade que teve com uma médica de Cuba outra índia estudando para ser jornalista. Em alguns momentos conversando com ministros e em outros sendo catequisados; já ouvi dizer também que estão interessados em televisão. Avanço.

A história do Brasil é meio complexa de resistência. Problemática, o desenvolvimento e daí quem sabe um dia a gente unifica tudo e vira um país de educação para todos, de gente brasileira onde todo mundo vale a pena. Como aquele recente ditado, O Gigante Acordou ! Então boa sorte, Brasil tem um trabalhão pela frente ainda. Eu na minha opnião fazia esse país um país tropical bem bonito assim sabe, conservando as raízes mas que brilha tranquilo. Transformação.

Bem, é difícil falar sobre eles porque são números de tribos e números de índios nesse contexto. Eu acredito que eles são meus ancestrais, então eu sempre tive respeito por eles. Eu gostaria de mudar mas eu também gostaria de mantê-los do jeito que eles são, o melhor é a essência, porque a civilização em si as vezes é mais dramática do que eles então eu acredito que a essência tenha alguma coisa de relevante a agregar. A sorte é que eu tenho uns 10% de sangue de índio em mim.

Eu acabei por dar uma dedilhada na língua Guarani e ainda vou finalizar esse estudo também, mas nem todas as tribos falam Guarani, são diversos dialetos e parte dos índios brasileiros se comunicam em português mas com sutaque de língua estrangeira. Outra coisa, esses caras tem uma conexão com os Fenícios lá de trás, região mercadante do anciente e aí a língua em si foi uma das primeiras linguas a existir. Olha que curioso, Brasil anciente. Eu mesma não sabia é coisa recente para mim, de uns 3 anos atrás e por isso eu parti para outros estudos para entender melhor tudo isso. O bom, é que ainda dá tempo né…

Percorre comigo algumas das tribos para você ter uma idéia.

TRIBOS :
– Kaingang
– Guarani
– Tupinikins
– Iuma
– Wainiri Atroari
– Yanomamis
– Wapixamas
– Pataxós
– Nambiguara
– Yawalapitis
– Krahô
– Xerente
– Xavantes
– Makuxi
– Terena
– Kayapós
– Guató
– Guajá
– Apurinã
– Kiriri
– Fueni-ô

A identidade brasileira.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s